O primeiro mistério a ser desvendado: Tipos de panelas.
Não amigos, panela não é tudo igual!!!
Exitem panelas de vários mateiais e formatos diferentes, cada uma dela tem uma indicação.
Por Materiais:
Alumínio - São as mais baratas e as mais espessas duram muito, porém, seu uso não é recomendado em produções ácidas (como molho de tomate), por reagir com o ácido alterando o sabor e a cor da comida.
Inox - São duráveis como as de alumínio, não reagem com produções ácidas, porém, mais caras.
Ferro - Demora mais para esquentar, mas mantém o calor por mais tempo. Ideal para cozimentos prolongados e preparo de comida para pessoas com deficiência de ferro, pois libera o mineral para a comida. Pessoas de paladar mais sensível sentem a diferença.
Antiaderente - Ideal para preparar alimentos que grudam facilmente ou preparos sem gordura. Eu uso dessas, pois não tenho tempo de ficar ariando panelas, estas estão sempre lindas. É só ter cuidado para não arranhar o revestimento utilizando colher de pau ou de silicone e para limpeza existem esponjas específicas.
Barro - Ideal para preparo de moquecas, do famoso Barreado e para serem utilizadas em fogões à lenha. É preciso preparo antes do uso e cuidado ao manupilar, pois quebram com certa facilidade.
Cerâmica e Vidro - Como as de ferro, mantém o calor por muito tempo. Dependendo do que estiver cozinhando é legal desligar a panela uns minutinhos antes do tempo normal, pois como esse material mantém o calor, a cocção (cozimento) continua por alguns minutos. Cuidado, pode queimar o alimento no fundo da panela.
Existem outros tipos de materiais e revestimentos, como Cobre e Ágata, mas nunca testei e pretendo postar apenas o que testei.
Até mais.
fonte de pesquisa: Livro 400g técnicas de cozinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário