Esta receita de pão é muito especial pra mim, me traz lembranças maravilhosas da minha querida madrinha Maria. Ela sempre fazia esse pão nos meus aniversários, sem falar nos bolos maravilhosos que me deixava muito, muito feliz. Sei que aí do céu você continua olhando por mim. Te amo.
Esse pão também é conhecido como Braço Cigano, mas eu sempre achei esse nome meio mórbido, como assim estamos fatiando um braço!
Massa:
50g de fermento biológico
1 colher de chá de açúcar
1 copo de leite morno
1 colher de sopa de margarina
Sal a gosto
Farinha até dar o ponto.
Recheio:
4 tomates sem pele e sem semente cortados em fatia de meia-lua
200g de presunto fatiado
200g de mussarela fatiada
1 Ovo para pincelar
Dissolva o fermento no açúcar e acrescente o leite morno, e vá adicionando a farinha aos poucos. derreta a margarina um pouco no micro ondas, só para ficar molinha. Misture bem com uma colher de pau. Acrescente o sal. Vá colocando farinha até a massa engrossar. Quando já estiver grossa, misture com as mãos e vá acrescentando farinha até a massa começar a desgrudar das mãos. Deixe a massa crescer por aproximadamente 1h. Abra partes da massa com o rolo para que fique bem fininha. Não se importe se parece que a massa regride ao pegar os punhados para abrir. Coloque o recheio e enrole como rocambole com muito cuidado para a massa não rasgar. Pincele por cima com o ovo batido. Asse em forno quente.
Dicas: Não deixe corar muito senão ele fica duro. O Pão cresce bastante ao assar, veja na minha foto, eu tinha colocado eles um longe do outro, então, deixe um espaço grande entre eles. A massa não desgruda totalmente das mãos enquanto está amassando, cuidado pra não colocar muita farinha.